Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Banca de Defesa - Karoline Silveira Amaral e Valessa Lemos da Silva

Banca de Defesa - Karoline Silveira Amaral e Valessa Lemos da Silva

• Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 09h00
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 10h38

04/10/2024 - 18h - Auditório 9º andar, Torre Norte

A CARREIRA DAS MICROEMPREENDEDORAS MÃES SOLO DA RESTINGA

Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento da carreira de mulheres empreendedoras mães solo. Para isso, realizou-se doze entrevistas narrativas com mulheres empreendedoras, mães solo de crianças de até doze anos, que possuem residência no bairro Restinga, na cidade de Porto Alegre/RS. Ainda, fez-se uso de fotografias como instrumento metodológico. Os resultados indicam que a necessidade financeira aparece como o principal motivador para o início dos microempreendimentos. Na relação entre maternidade e carreira empreendedora, a maternidade aparece como um marcador social que direciona a escolha de carreira. A busca por melhores condições econômicas para seus/suas filhos(as) foi um fator impulsionador para a decisão de mudança de carreira da maioria das informantes. Entretanto, a necessidade financeira delimita as escolhas daquelas que desejam seguir apenas com a carreira de microempreendedoras, mas precisam manter outro trabalho para complementação da renda. Como fatores que possibilitam o desenvolvimento dessas carreiras microempreendedoras, destacam-se: a disponibilidade de uma rede de apoio e o importante papel desempenhado pela escola. Outrossim, a flexibilidade de horário proporcionada pelo microempreendedorismo, facilita a conciliação entre a maternidade e o trabalho. Enfim, os resultados do estudo possibilitam avançar nas discussões teóricas sobre a relação entre maternidade, monoparentalidade e carreira microempreendedora.

Palavras-Chave: Carreira; Gênero; Mulheres Microempreendedoras.

Orientadora:  Prof. Dra. Cátia Eli Gemelli

registrado em: ,