Banca de Defesa - JONAS SILVA DA SILVA
16/12/2022 - 14h40 - Auditório 9º andar, Torre Norte
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ÓLEOS ESSENCIAIS DA REGIÃO DE MORRO REUTER/RS
Resumo: O marketing desempenha um papel fundamental no equilíbrio de oferta e demanda propondo entender e atender as necessidades e aspirações dos consumidores, que buscam o melhor produto. Isto é uma constante nos mercados competitivos, onde os perfis dos consumidores experienciam mudanças. Diante do exposto, buscou-se através desta pesquisa identificar o comportamento dos consumidores de óleos essenciais de lavanda na região de Morro Reuter/RS, levando em conta os fatores externos e internos deste comportamento, a satisfação dos consumidores ao produto, visando contribuir para as estratégias de marketing dos atuais microempreendedores da região. Buscou-se a análise de segmentação de mercado segundo Kotler (2005) incluindo variáveis de segmentação geográfica, demográfica e comportamental obtidas através de pesquisa quantitativa descritiva no método Survey aplicada presencialmente em evento cultural local e através da distribuição do formulário em formato online. Os resultados obtidos na amostra revelam informações relevantes do comportamento e percepção do consumidor do óleo essencial de lavanda da região, analisa influências internas e externas no comportamento de compra do mesmo, identifica potenciais ações de relacionamento estratégico para os microempreendedores e traça o perfil de consumidor dos óleos essenciais de lavanda. Palavras-chave: Marketing; Óleo Essencial; Lavanda; Comportamento do Consumidor.
Orientador: Prof. Dr. Claudio Vinícius Silva Farias
Redes Sociais