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Banca de Defesa - Amanda Costa dos Santos e Rita Luciana Camargo

  • Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 09h00
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 10h40
  • Acessos: 41

04/10/2024 - 17h - Auditório 9º andar, Torre Norte

PSICODINÂMICA DO TRABALHO: PERCEPÇÕES DE PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL

 

Resumo: O presente artigo analisou as percepções de prazer e sofrimento no trabalho comuns aos/às docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Adotou-se como método um estudo quantitativo e de pesquisa correlacional, por meio de levantamento Survey. Obtiveram-se 84 respostas de docentes dos campi Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Viamão e Rolante. Além de questões demográficas, o instrumento de coleta utilizou a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST) desenvolvida por Evaristo, Mota e Batista-dos-Santos (2020) para medição de prazer e sofrimento relacionados a diversos aspectos do trabalho. A partir dos resultados da análise da escala, foi possível inferir que os fatores de prazer no trabalho obtiveram médias sensivelmente maiores do que as variáveis de sofrimento no trabalho. Dentre as variáveis de prazer no trabalho, sobressaíram-se o sentimento de orgulho pelo trabalho realizado e a percepção de assistência aos colegas, quando necessário. Dentre as variáveis de sofrimento, predominaram o sentimento de sobrecarga de trabalho, de esgotamento emocional e de stress. Cabe ressaltar que tais variáveis são apontadas em diversos estudos como preditoras de adoecimento e, portanto, são indicadores que devem ser melhor observados pela instituição, dado o risco sobre a saúde dos(as) docentes.

Palavras-Chave: Psicodinâmica do Trabalho; Trabalho Docente; Instituição de Ensino Federal

Orientadora:  Prof. Dra. Cátia Eli Gemelli

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